domingo, 28 de junho de 2009

Tecnologia, Sociedade e Educação

Atualmente é comum ouvirmos falar em tecnologia e que ela faz parte de nossa vida diariamente. Porém atípico é ouvir que atividades básicas e comuns como preparar uma refeição, só é possível graças á tecnologia que hoje nos é acessível. Além disso, é difícil imaginar que elas estão tão presentes em nosso cotidiano que às vemos como naturais e inerentes à vida humana.
Sem perceber que a tecnologia é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, construção e utilização de um equipamento em determinada atividade. E que os jeitos e habilidades especiais usadas para lidar com elas são denominadas de Técnicas, então , não paramos para pensar que, desde o início da civilização, todas as eras correspondem ao predomínio de um tipo de tecnologia. Por exemplo: o homem iniciou seu processo de humanização, desde o momento que utilizou os recursos naturais em seu próprio beneficio.
Pensando assim, seria apropriado pensar em que tipo de influência as tecnologias podem exercer?
A evolução tecnológica altera comportamentos, a ampliação e a banalização do uso de uma tecnologia, impõe-se a cultura existente e transformam não apenas o comportamento individual, mas o de todo um grupo social, transformando maneiras de pensar, agir e sentir, e mudando suas formas de se comunicar e adquirir conhecimentos.
Exemplo: a roda, que conseqüente e radicalmente transformou as formas de deslocamento entre os grupos.
Atreladas ao nosso dia-a-dia, as tecnologias de comunicação e informação, orientam a nossa vida. Passam a criar uma nova cultura e um novo modelo de sociedade alterada em sua forma de viver e aprender.
Há alguns anos atrás as pessoas possuíam relações sociais saudáveis e significativas, pois existia uma interação pessoal com o vizinho, amigos, comerciantes e familiares.
Em contraste com a realidade vista anteriormente, hoje pela televisão ou computador é possível saber a previsão do tempo, transito, as musicas e filmes mais atuais e até mesmo fazer compras, é possível saber de tudo em todo e qualquer lugar a qualquer hora, seja do dia ou da noite, sem precisar sair de casa , com o simples toque de um botão. Assim, as mídias, como tecnologias de comunicação e de informação, invadem o cotidiano das pessoas e se tornam parte importante dela, tornando-se para seus assíduos usuários não apenas tecnologias, mas companhias, complementos e até mesmo continuação de seu espaço de vida.
Sendo assim, como podemos relacionar a tecnologia com a educação?
A informação e o conhecimento possuem diversas formas de transmissão e quase todas elas utilizam tecnologia: computador, satélite, terminal de banco, fax, multimídia, e etc. Dessa forma, cercados pelas tecnologias e conscientes de que a escola, enquanto instituição responsável pela formação básica do cidadão, precisa formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas conseqüências. Precisamos redefinir o papel da educação, que alem de incorporar o uso das tecnologias ao ambiente educacional, promova a democratização do acesso ao conhecimento, produção e interpretação das tecnologias, suas linguagens e conseqüências. Durante este processo, é extremamente relevante que profissionais da educação e alunos, conheçam, interpretem, utilizem, reflitam e dominem plena e criticamente a tecnologia para não serem por ela dominados.